Posts Recentes

16 dezembro 2011

utilidade pública: documentação




Se você está pensando em se casar, mas não faz idéia dos documentos necessários, aqui vão algumas dicas pra te ajudar a se organizar.


Primeira dica é procurar separar os documentos com bastante antecedência. Isso porque alguns documentos podem ser bem antigos (como certidão de batismo, por exemplo).


Pra realizar seu casamento civil, você vai precisar dos seguintes documentos:


- RG original (serve carteira de trabalho também, desde que seja original);


- certidão de nascimento;


Assim que você der entrada no cartório, vai precisar de 2 testemunhas com RG original. Isso deverá se repetir na data que se efetuar o casamento civil. Você pode escolher essas 2 testemunhas para seus padrinhos no religioso ou não, fica a seu critério.


Pro casamento na igreja vai precisar separar mais documentos, são eles:


- cópia autenticada de RG e CPF dos noivos;


- cópia de um comprovante de residência;


- certificado de curso de noivos;


- transferência de paróquia (isso se você escolheu se casar em alguma igreja do seu bairro);


- certidão de batismo atualizada;


- carta do padre e cópia da identificação presbiterial (se não for o padre da própria igreja);


- data do casamento civil, nome e número do cartório;


- declaração do cartório (nesse caso apenas se o casamento civil for realizado depois/junto do casamento religioso);


- ficha de 2 testemunhas que constam na ata da celebração e certidão de casamento (aqui não pode ser pai, mãe, nem menores de 18 anos). Essa ficha deve ter os seguintes dados: nome, profissão, idade, RG, estado civil, nacionalidade e endereço completo das testemunhas;


Não esqueça de providenciar toda a documentação com antecedência, principalmente porque a maioria das igrejas pedem tudo isso com pelo menos uns 30/40 dias antes da sua cerimônia religiosa.


É bastante coisa, mas se você se programar direitinho, nada sairá errado.




* A foto acima é de Lan Rodrigues e foi do casamento da minha cunhada Renata, em 2008.
Postado por Juliana às 10:56

2 comentários:

Bia disse...

Boa dica!!
bjs...

Helena disse...

Boaa!!! Coloquei no meu blog sobre isso, é sempre bom ler com atenção essas dicas antes de ir ao cartório. beijos

Postar um comentário