Posts Recentes

12 janeiro 2012

sobre convites




Se você não sabe o que pode e o que não se deve ter no seu convite de casamento, vamos te dar uma mãozinha, vamos lá!


1. As cores da decoração devem ser as mesmas do convite?

Não, assim como as flores da decoração não precisam (e não deveriam) ser as mesmas do buquê. O ideal é escolher um modelo que tenha identificação total com os noivos e que já passe de cara o tom (não da cor) que terá sua festa.


2. Os noivos podem fazer seus próprios convites?

A menos que tenham ótimas noções de design gráfico, tudo bem. O meu convite, por exemplo, foi feito a 4 mãos. A idéia principal foi minha, mas o design final ficou por conta de um profissional que realmente podia fazer melhor. Meu noivo escolheu o acabamento e as cores finais.


3. O convite deve ter um tamanho ideal?

Não existe mais isso hoje em dia. Os tamanhos e formatos hoje são livres e você pode abusar da criatividade. O meu, por exemplo, tinha 30cm (vert) X 10cm (larg). O mais usado, aquele tradicional, tem 15 X 21cm.


4. Pode ter perfume nos convites?

Não!!!


5. É necessário fazer convites diferentes ou especiais para pais e padrinhos?

Não, necessário não é, mas pode ser uma demonstração de carinho a mais. No meu casamento, usei o mesmo convite, porém em cada convite colocamos uma mensagem especial personalizada, impressa no mesmo papel, com coração vazado no final da folha. E junto com o convite, para as mulheres entregamos uma caixinha com trufas sortidas e para os homens uma Chandon Baby Rosé.


6. E quanto ao texto, números devem ser escritos por extenso?

O conteúdo do convite deve acompanhar seu estilo. Se você optar por um estilo tradicional, o normal é ter os números por extenso, mas se for mais discontraído não tem problema nenhum usar numeral.


7. Os pais sempre devem convidar em nome dos filhos, abrindo o convite?

Não. Os nomes dos pais abrem o convite quando eles arcam com as despesas da festa, do contrário, não há problema nenhum em colocar o convite em nome dos próprios noivos.


8. Pode ter desenho?

Sim, é aquilo que eu digo, se você opta por um convite tradicional, um desenho fica totalmente fora do contexto. Mas se o seu convite é mais informal e descontraído, não tem problema nenhum.


9. Pode usar citação de filme ou música?

Claro, assim como as citações bíblicas que estamos acostumados a ver. No meu convite havia um poema que fiz pro Ri, meu marido.


10. Cartão de lista de presente, pode?

Não, isso é deselegante ao último. Existem outras maneiras de informar onde sua lista está. Peça para as mães darem uma força e informarem os mais chegados. Outra forma é fazer um site, como eu fiz, e imprimi no convite mesmo o endereço. No site havia todas as informações necessárias.


11. E cartão para entrada na festa, pode?

Infelizmente as pessoas no Brasil tendem a levar um monte de gente que não foi chamada. Então, se você achar que deve, não tenha medo e coloque. Não é deselegante, mas também não chega a ser desnecessário.


12. Deve-se contratar um calígrafo?

Se você optar em escrever o nome, por favor, contrate. Não escreva nem que sua letra seja a mais linda do mundo. No máximo, você pode fazer tudo impresso mesmo, como eu fiz. Mas escrever de punho com caneta bic, jamais.


13. Posso usar apelido ao invés do nome formal?

Sim, se a pessoa tem um apelido que ela não se incomode e seja mais conhecido na turma, pode sim.


14. Devo usar algum pronome de tratamento?

Não, hoje em dia isso está fora de moda. Para famílias inteiras você pode colocar A Família Silva ou Ao Fernando Silva e Família, se for casal, ao Fernando e Esposa, por exemplo. Ou pode colocar Ao nosso amigo Fernando, Aos nossos pais José e Maria, por exemplo.


15. Com quanto tempo de antecedência deve-se entregar os convites?

O ideal é com 2 meses de antecedência.


16. Posso enviar os convites pelo correio?

Apenas se a pessoa morar em outro estado e for impossível dos noivos fazerem a entrega pessoalmente. Os convites precisam ser entregues pessoalmente pelos noivos para todos os convidados.



com a ajuda do iG Noivas

os convites do post são da Supreme
Postado por Juliana às 11:40

1 comentários:

Anônimo disse...

Legal o post. Esta mudando a cara do blog, né? Gostei.
Bjo

Postar um comentário