Posts Recentes

17 janeiro 2013

dicas do procon pra não errar a mão



Aqui vão algumas dicas do Procon pra que as noivinhas acertem na hora de escolher seus fornecedores.

Na escolha dos convites

Após escolher a gráfica que fará os convites para a cerimônia, é preciso que o casal peça o croqui ou o layout dos convites antes da impressão. “É possível evitar equívocos na grafia de nomes, tipos de letras e inscrições indesejáveis ou inadequadas”, orienta o Manual dos Noivos, disponível gratuitamente no site do Procon.
Caso a gráfica não cumpra com o combinado, os noivos podem sim exigir que o trabalho seja refeito. “Na entrega dos convites prontos, verifique se está tudo conforme o combinado. Em caso negativo, o consumidor tem direito à reexecução do serviço, à restituição da quantia paga, atualizada monetariamente ou ao abatimento proporcional do preço”, afirma o manual.

No salão ou buffet
Fique atento também a todos os tópicos que estiverem no contrato. É imprescindível que você explique detalhadamente a quantidade de alimentos, tipos e cores da decoração, repertório musical e demais condições do serviço.
Caso a festa apresente algum tipo de problema, você deve formalizar por escrito também. “Se algo fugir do que foi contratado, é muito importante especificar na hora da festa, por escrito, o tipo de problema ocorrido. O documento deve conter as assinaturas do responsável pela empresa e do consumidor”, orienta o manual.

Aluguel de roupas
É normal que a loja peça um cheque caução como forma de garantia do aluguel. Mas fique atento aos itens específicados e principalmente ao valor. “A exigência de cheque caução ou nota promissória como garantia de locação é admissível desde que haja informação prévia ao consumidor, o valor seja compatível com o bem locado e mediante rigorosa verificação do objeto no ato de retirada”, orienta o Procon.
No momento da devolução, certifique-se que há um documento comprovando a entrega do traje em perfeitas condições. “Tanto no momento da retirada quanto na entrega da roupa, é imprescindível uma vistoria das peças. Para evitar problemas, o ideal é fazer um documento, assinado entre as partes, do estado em que foram entregues e as condições em que foram devolvidas”, alerta o manual.

Fotografias e vídeos
Não há nada melhor do que registrar todos os momentos da cerimônia, mas não se esqueça de pedir referências do profissional. Para evitar maiores transtornos, o Procon sugere que o casal verifique se o álbum está incluso, quantidade de páginas, resolução das fotos e quantos profissionais cobrirão o evento. No caso das filmagens, deve ficar especificado também o tempo de vídeo.

Lista de presentes dos noivos
Segundo o Procon, após a escolha da loja para fazer a lista de presentes, é necessário verificar se o frete está incluso, se há a possibilidade de trocar presentes repetidos e as datas de entrega do produto. Informe também à loja o local exato da entrega e não esqueça de deixar algum amigo ou familiar encarregado de receber os presentes.

via Caras on line

E uma dica minha é sempre procurar referências, hoje em dia é muito fácil achá-las na própria internet. Mas claro, tenha o bom senso de ouvir mais de um ponto de vista e checar aquilo que ainda te causar dúvidas.

E boa sorte!

Postado por Juliana às 08:19

0 comentários:

Postar um comentário