Posts Recentes

29 novembro 2012

lugar marcado

Brasileiro tem o péssimo hábito - ou pra quem quiser chamar de falta de costume, de não ter a menor consideração com a organização do casamento dos outros.
A gente não liga para aquelas quatro letrinhas que às vezes aparecem nos convites por aí, RSVP é simplesmente algo ignorado pelo povo tupiniquim. E sim, eu também fazia isso antes de organizar o meu casamento.
Trata-se, além de etiqueta, de boa educação. É de bom tom confirmar sua presença em um evento no qual pedem pra que se faça isso. O RSVP, já expliquei aqui mil vezes, serve pros noivos - ou pra quem organiza o evento, saber diretinho quem vai e quem não vai.
Isso é pra ajudar pra que não falte mesa, comida, bebida e outras coisas. Ou serve simplesmente pra saber quem você pode chamar já que aquela tia chata não vai. Não importa, se tem lá RSVP, é bom ligar e confirmar, mesmo que você não vá.
Quando eu fiz esse trabalho para algumas noivas, alguns convidados ficavam intimidados e confirmavam a presença, mas era nítido no tom da conversa de que estavam confirmando apenas por educação, pra não ficar sem graça. Não, não façam isso!!! Não vai, não tem problema, é só falar, ninguém vai morrer ou matar por conta disso.
E a maioria dos convidados estranhava bastante a minha ligação. O povo simplesmente não entende e acha que isso é uma tremenda besteira, mas não é. Enfim, não é só sobre isso que quero falar, mas sim sobre uma consequência do mal uso do RSVP.
Eu quero falar sobre outra péssima mania do brasileiro querer exclusividade de mesa. Porque às vezes o espaço não comporta uma mesa por família ou por casal (o que é beeeeeeeeem óbvio), então o casal se baseia pelo número de convidados e monta as mesas com cadeiras suficientes pra todos se sentarem.
Isso se as pessoas não se importarem de sentar com quem não conhecem. O que é que tem? Afinal, é pra sentar somente no jantar, então tanto faz com quem você vai dividir a mesa, aliás, só pode ser alguém com afinidade, afinal, estão na mesma festa. Mas o povo quer sentar sozinho, aí realmente não vai ter lugar pra todo mundo.
Eu acho péssimo quando os convidados juntam mesas, atrapalha toda a logística do serviço do buffet, depois o povo sai reclamando e não sabe por quê.
E eu achava besteira essa coisa de americano de demarcar mesa e lugares com nome e números. Mas pensando bem, é a melhor coisa que tem. A gente - brasileiro, não quer impor as coisas, não quer parecer chato, quer deixar o povo a vontade, aí dá merda, é claro.
Povo reclamando que não tem onde sentar. Ouvi isso no casamento que fiz sexta, só que tinha um monte de mesa com 2 ou só 4 pessoas, sendo que cabiam 8. Mas o povo é egoísta e fica fazendo bico de dividir a mesa com desconhecido.
E pensando nisso, achei que esse negócio de demarcar lugar pode ser muito bom e divertido.



Porque pensa bem, você coloca as tias chatas todas juntas numa mesma mesa, lá no cantinho do salão onde quase ninguém vai ver. E coloca os amigos da empresa do marido tudo junto, os da empresa da noiva em outra mesa.
Família que tem pais separados e novos companheiros, separa. Gente legal de um lado, os chatos de outro. Mesa dos amigos mais chegados na frente, enfim, dá pros noivos deixarem o salão do jeitinho deles, sem os convidados ficarem juntando mesas - e estragando a decoração, e sem gente emburrada reclamando que não tem onde sentar. Porque né, haja saco pra essa gente.
Sei lá, só sei que estou muito favorável a essa história de lugar marcado. Pra educar quem não tem tão bons costumes assim, é ótima ideia.



Postado por Juliana às 08:30

2 comentários:

Nayara + Francisco disse...

Ótimo... disse tudo!
Usou os argumentos corretos pra quem estava na duvida... de usar ou não! Eu sempre fui a favor, da confirmação de presença e também dos lugares marcados... amigos da empresa ou amigos de escola é claro que vão ficar melhor acomodados na mesma mesa!
Amei... assim que possível vou encaixar este post para meus convidados Lerem e saberem da importância de todo este trabalho!
Obrigada, Beijos...
Nayara

Pri disse...

Tb sou a favor de lugares marcados!!! Quero fazer assim no meu! Juntar as pessoas q se conhecem né, facilita!! E ainda evitar dores de cabeça!
Bjs =^.^=

Postar um comentário